quinta-feira, 26 de julho de 2007

Doença Mental

Hoje vou falar de um assunto sério, um problema grave que tanto transtorno nos dá.
A Psicose, algo complexo e difícil de entender, um tema delicado que tanta gente deixa confusa.

Mas o que é a psicose?
--> A psicose caracteriza-se "por uma intensa fuga da realidade. É, como a filosofia e as artes chamam, a loucura, propriamente dita. Pode ser classificada de três formas: pela manifestação, pelo aspecto neurofisiológico, e pela intensidade ."

No caso da intensidade, a classificação possivel que vou apresentar, pode entender-se como "a agressividade e impulsividade do doente", podendo ser classificada como "Aguda: também chamada de fase de surto; é quando o doente se torna violento, impulsivo e fora da realidade. É necessária observação psiquiátrica constante, pois o doente oferece risco para si, para outros e para o património."



Para além da aguda existe a crónica, esta última "é a fase de relaxamento do doente, onde ele está fora da realidade, mas não põe em risco os outros e sua vida. Este estágio é permanente, e resulta de algum caso onde não há cura."


Como podem compreender é dificil assumir que há realmente problemas que não têm solução.

E depois destas palavras que tanta dor profunda e interior me causam vou reflectir um pouco na vida, antes que tenha uma depressão tripla!

1 comentário:

Tita disse...

achei porreirissima a analogia que fizeste neste post!! Psicose aguda... mas neste caso, cura absolutamente impossivel!! beijos****