quarta-feira, 4 de julho de 2007

Mundo sem sonhos!


A realidade dos dias de hoje é bem diferente da de outros tempos, muita coisa mudou, muita coisa evoluiu … Mas apesar da qualidade de vida ter aumentado para a maioria das pessoas, há muita coisa que se perdeu. Uma delas é a inocência das crianças, das coisas mais lindas que há no mundo, a capacidade que elas têm de sonhar, de ver o mundo com esperança, de acreditar que o futuro pode ser melhor.
Porém, actualmente isso quase não existe, os jovens sentem-se perdidos, sem quaisquer perspectivas de futuro, já não sabem o que andam aqui a fazer!
Mas mais triste do que isso é já nem as crianças sonharem.
Hoje apercebi-me de algo cruel, algo que sei que existe mas que não pensava que já tinha chegado aos “pequeninos”, esse algo é a noção da infeliz realidade em que vivemos, é a impossibilidade de sonhar e acreditar.
E digo isto porque hoje vi (na televisão) uma menina de 8 anos ser entrevistada, sendo que ela disse que queria ser actriz (esse é o sonho dela), e acrescentou que até já tinha ido a um casting, mas “era preciso pagar e a minha mãe não podia, só quem é rico e tem influências é que consegue”! Com isto ela conseguiu deixar a apresentadora sem saber o que dizer, e deixou-me a mim sem saber o que pensar, por ver que esta menina com 8 anos já sabe como as coisas funcionam. E porque sabendo-o vai perdendo a vontade de lutar por algo, e isso não devia acontecer aos 8 anos de idade, aliás, não devia acontecer nunca!
São os pequenos que já não sonham, os grandes que já não vêem futuro; são as ideias artificiais que a sociedade nos impõem … O mundo não é de todos, é dos bonitos, dos ricos e dos poderosos, os outros não têm lugar, ficam na lista de espera, às vezes uma vida inteira!

Esta é daquelas coisa que me revolta!

Sem comentários: