segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Avozinha na passadeira

Hoje apetece-me falar de passadeiras, aqueles riscos brancos que habitualmente podemos ver nas estradas mas que poucos conhecem a sua verdadeira utilidade.
Eu não conduzo e há momentos da minha vida em que me sinto profundamente feliz por isso. E isto porque parece que as pessoas quando começam a conduzir, deixando assim de andar de transportes públicos e sobretudo a pé, se esquecem daqueles risquinhos brancos que tanta vez pisaram mas que agora são algo estranho, deixaram simplesmente de existir.
Como não tenho a Carta de Condução não sei o que é ensinado nas respectivas aulas mas é certo que muita coisa pertence ao senso comum, como é o caso da bela razão por que existem riscos brancos pintados no meio das estradas!

Mas afinal o que é uma passadeira?!

Segundo o dicionário trata-se de uma 'marcação de listas largas e brancas no pavimento de uma estrada indicando a zona de passagem para os peões'.
Ora, vamos então reflectir nesta última parte: 'zona de passagem para os peões'.
Se os peões são as pessoas que se deslocam a pé e se a passadeira é a zona de passagem para estes, isto significa que nela os peões podem passar para o outro lado da rua, ou estarei errada?!
Note-se que quando uma pessoa (o tal peão) quer atravessar a estrada e se dirige à passadeira mais próxima, os condutores têm, obrigatoriamente, que parar antes dos ditos risquinhos, NÃO DEPOIS, NÃO NO MEIO, mas SIM ANTES!!!
A questão fundamental é se esta regra é cumprida ou não. Parece-me que a resposta pode ser encontrada nos diversos meios de comunicação de massa que tantos acidentes em passadeiras reportam.
Esta é uma das inúmeras situações que me deixa completamente irritada, fora de mim!
Aliás, não sei como é que ainda aqui ando de tanta vez que quase fui atropelada pela quantidade exorbitante de idiotas que por aí andam a conduzir sem respeitar o Código da Estrada. E, para além de não pararem ainda passam a uma velocidade que não seria de esperar! Mas o pior de tudo nestes lastimosos seres é o facto de não nos darem passagem quando o deviam fazer e ainda olharem para nós e fazerem aquele sinal com a mão de como quem diz: "Epá, desculpa lá, fica para a próxima!"
Qual é a ideia de não pararem na passadeira??? Expliquem-me vocês que conduzem - e o fazem - porque eu não percebo!
E depois ainda há esta mania que alguns, mesmo parando, têm de businar como se não houvesse amanhã! Estão com pressa de chegar a casa não é! Também os peões têm e muitas vezes não chegam mais!

Andassem velhinhas destas nas ruas de Portugal que aprendiam num instante!

P.S.: Estacionar em cima da passadeira também não faz parte daquilo que se espera!

Sem comentários: