segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Pobre, mas remediado!

Há quem diga que para tudo na vida há uma solução e que a única coisa que não tem remédio é a morte! É claro que esta última é verdade, até porque já todos sabemos que "estar vivo é o contrário de estar morto" (e vice-versa). Já com a primeira parte não concordo muito mas enfim ...
Vivemos num país em crise, onde tudo o que nos dizem é para apertar o cinto, e é isso que a malta faz, uns melhor que outros.
É difícil chegar ao fim do mês com um ordenado/reforma/subsídio pequeno e ter todas as facturas para pagar. É mesmo complicado porque o dinheiro não chega para tudo e ás vezes há que tomar decisões e deixar umas coisas para trás. E digo isto porque achei bastante interessante a maneira como o senhor que escreveu a carta que vos mostro aqui decide o destino do seu ordenado tão meticulosamente. Vê-se que é uma pessoa honesta, uma pessoa que pensa!
Esta carta foi enviada por um devedor a uma das várias Lojas Credoras da Optimus:

"Prezados Senhores, esta é a oitava carta jurídica de cobrança que recebo de Vossas Senhorias... Sei que não estou em dia com os meus pagamentos. Acontece que eu estou a dever também noutras lojas e todas esperam que eu lhes pague. Contudo, os meus rendimentos mensais só permitem que eu pague duas prestações no fim de cada mês. As outras ficam para o mês seguinte. Estejam cientes de que não sou injusto, daquele tipo que prefere pagar a esta ou aquela empresa em detrimento das demais. Não! Todos os meses quando recebo o meu ordenado, escrevo o nome dos meus credores em pequenos pedaços de papel, que enrolo e coloco dentro de uma caixinha. Depois, olhando para outro lado, retiro dois papéis, que são os dois "Sortudos" que irão receber o meu rico dinheirinho. Os outros, paciência. Ficam para o mês seguinte. Afirmo aos Senhores, com toda certeza, que a sua empresa vem constando todos os meses na minha caixinha. Se não os paguei ainda, é porque os Senhores estão com pouca sorte.Finalmente, faço-lhes uma advertência:Se os Senhores continuarem com essa mania de me enviar cartas de cobrança ameaçadoras e insolentes, como última que recebi, serei obrigado a EXCLUIR o nome da vossa Empresa dos sorteios mensais..."

Digam lá que este senhor não é prático?! Claro que sim! Vamos todos aprender com ele e adoptar o modo do sorteio (ou seja, os papelinhos na caixinha) e tomar as decisões importantes de uma forma prática, simples, económica e ... justa!
Pensem comigo: O que é que vou almoçar hoje, sopa, bifinhos com cogumelos, peixe grelhado ou frango assado?
E o papelinho sorteado é: peixe grelhado!

Quando é que vou ao dentista, Segunda, Terça, Quarta, Quinta ou Sexta?
E o papelinho sorteado é: Quinta!

Que é que vou vestir amanhã, calças, saia, vestido ou calções?
...

E por aí adiante! Seria bem mais fácil ...
Há que aprender com quem sabe!

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois é isso mesmo. Porém para mim não é problema, vivo o dia a dia, quando nao dá...azar. Pus net em casa depois de ponderar muito €€€€...se não desse..epá temos pena. MAS ISTO TÁ DE MANEIRA QUE TEM QUE SER, SORTE. Agora viver a vida a pensar no que vou fazer...nãããã!!!!! Papelinhos talvez...seria menos cansativo.
Quando mudei de emprego não o fiz...apenas decidi.

Anónimo disse...

epa quanto tempo n escrevia tanto

Tita disse...

mas é triste... é bastante triste nao podermos escolher de livre vontade!! E nos, reles estudantes universitarios, sentimos bem isso, qando nos vemos obrigados a contar os trocos ao final da semana!!

Ana disse...

por isso é que digo que ás vezes o melhor é sermos ignorantes...

estudante sofre!(lol)