sábado, 22 de setembro de 2007

Fim da linha

Apesar dos tempos terem mudado e de muita coisa ter evoluído, o suicídio continua a fazer parte da lista dos assuntos tabu.
É uma realidade presente e os números, para além de não mentirem, assustam. A sociedade tenta abafar o assunto e fingir que não acontece, vivemos numa cultura ainda muito influenciável pela religião, sobretudo pela católica, que vê o suicídio como um pecado. E com isto, o assunto é quase como esquecido.

Mas a grande questão é: o que leva uma pessoa a pôr fim à sua própria vida?
As causas psíquicas do suicídio continuam a ser desconhecidas mas estão associadas a estados depressivos e a doenças crónicas. Muitas vezes o desespero, a infelicidade, a solidão, alcançam um limite que ultrapassa a capacidade de racionalizar.
É um assunto visto de maneiras diferentes em culturas diferentes, ora é um pecado, ora é um crime, ou até mesmo uma maneira honrosa de pôr fim a situações vergonhosas ou desesperantes. Uns vêem-no como um acto de coragem, outros como um acto de cobardia ...

"Em Portugal em 2003 11,1 pessoas por cada 100 mil morreram por suicídio sendo que a distribuição por género é de 17,1 por 100 mil para os homens e 5 por 100 mil para as mulheres. A taxa de suicídio em Portugal aumentou 100% em dois anos - 2002 e 2003."
Os dados são alarmantes e é sem dúvida um grave problema que não escolhe sexo, idade ou classe social. Os exemplos de famosos que se suicidaram são muitos sendo que, por vezes, levam os fãns desses mesmos a seguir tais actos.
É um problema que necessita de respostas e soluções e para tal tem de deixar de ser um tabu e ser enfrentado, analisado ...

A razão pela qual estou a escrever acerca deste assunto deve-se ao facto do actor português, Pedro Alpiarça, se ter suicidado anteontem. É estranho, faz confusão e é sempre algo que pensamos que só acontece aos outros mas que está mais perto de nós do que possamos imaginar. Depois do seu desempenho no filme "Dot Com" o actor, com 49 anos, e no seguimento de uma depressão, pôs fim á vida.

"The future is just old age and illness and pain.... I must have peace and this is the only way."
(nota de suicídio de James Whale, 1957)

3 comentários:

Anónimo disse...

uma depressão em grande parte derivada da falta de trabalho e dinheiro para poder pagar tratamentos.
Foi-lhe também recusada ajuda num hospital público.

Até onde aguenta uma pessoa?

Ana disse...

É como eu costumo dizer, ser pobre é lixado!

Diana disse...

A primeira vez k vi a notícia foi no telejornal da TVI e achei mto estranho darem os dados todos excepto talvez o mais importante...como é k ele tinha morrido! Sim, pk ele tinha 49 anos, essa pergunta impõe-se! Mas não disseram k ele se tinha atirado da janela do hospital nem sequer k ele estava com depressao... k raio de jornalismo é este?